hss@tdnet.com.br
Viçosa, MG (31) 3899-8350

Programas Especiais

 

Programa de Apoio a Lactação


O PROLAC- Programa de Apoio a Lactação nasceu no ano de 2003, fruto de convênio com a Universidade Federal de Viçosa - UFV e vinculado à implantação do Sistema de Alojamento Conjunto. Trata-se de um programa que oferece orientações sobre aleitamento materno e acompanhamento ambulatorial ao binômio mãe-filho, durante o primeiro ano de vida.

O objetivo principal do programa é incentivar e apoiar amamentação, além de identificar possíveis riscos à saúde do binômio mãe-filho durante o primeiro ano de vida.

Este programa conta atualmente com 26 estagiárias do curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa que realizam diariamente orientações e atendimentos no Centro de lactação do Hospital São Sebastião.

 

Programa Multidisciplinar de Assistência à Gestante/Família
 

O que é o PROMAG?

O PROMAG – Programa Multidisciplinar de Assistência à Gestante/Família foi implantado no Hospital São Sebastião no ano de 2005, após a percepção da necessidade de se oferecer às pacientes grávidas e a seus familiares diretos um suporte (apoio e esclarecimentos) comum e necessário neste importante e complexo momento de suas vidas.

Para que serve?

O PROMAG – Programa Multidisciplinar de Assistência à Gestante/Família tem como objetivos principais o acolhimento às gestantes e seus familiares. Profissionais especializados, estrategicamente posicionados nas dependências do Hospital São Sebastião, estão de prontidão para receber as gestantes, esclarecer suas dúvidas, encaminhá-las para os procedimentos necessários, que vão desde o pré-natal, passando pela preparação para o parto, até as orientações cabíveis aos visitantes às dependências de maternidade.

Ações Desenvolvidas:

Dentro da programação proposta pelo PROMAG estão tópicos fundamentais, debatidos periodicamente (a cada dois meses) em encontros de 4 horas de duração. São eles: Acolhimento coletivo. Vivência a partir das experiências das gestantes, relativizando-se com conhecimento dos técnicos envolvidos. Cuidados com o corpo da mulher, alimentação e preparação para o parto. Demonstração com material concreto do procedimento correto de amamentação e cuidados com o recém- nascido.

Resultados Obtidos ou esperados:

Com este importante trabalho direcionado às gestantes e seus familiares espera-se que o recém-nascido possa ser recebido no seio da família com todos os cuidados necessários para que a sua chegada traga felicidades, e não angústias (propiciadas pela falta de informações). Outro fator importante do Programa Multidisciplinar de Assistência à Gestante/Família está diretamente relacionado ao bem-estar e segurança da mãe. O trabalho proposto pelo PROMAG também facilita os procedimentos médicos. Afinal, uma gestante bem orientada e preparada gera tranqüilidade na hora em que a equipe médica é acionada para a execução do parto.

Equipe Multidisciplinar

A Equipe Multidisciplinar que atua no programa conta com profissionais das áreas de Nutrição, Assistência Social, Psicologia, Enfermagem, além de estagiários e professores da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

 

Estágios

O Hospital São Sebastião, além de cumprir a sua finalidade de assistência médica e hospitalar, exerce a função de ensino-aprendizagem, por meio de convênios celebrados com as instituições de ensino : Escola Técnica José Rodrigues da Silva, Faculdade de Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, UNIVIÇOSA e ETEV – Escola Técnica de Viçosa.

 

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde
 

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde do Hospital São Sebastião, foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, visando estabelecer procedimentos a serem adotados a fim de gerenciar corretamente os resíduos gerados pelas atividades do Hospital, minimizar a produçaõ de resíduos e proporcionar aos resíduos um encaminhamento seguro.    O plano define os aspectos da geração dos resíduos, segregação identificação, classificação, acondicionamento, minimização de resíduos, tratamento prévio, armazenamento temporário, transporte e disposiçaõ final dos resíduos.

  

Equipe de Terapia Nutricional
 

A Equipe de Terapia Nutricional do Hospital São Sebastião implantou a "Rotina de Diagnóstico" realizada através da avaliação nutricional subjetiva global (Anamnese dirigida + Exame físico do paciente), aplicada em no máximo até 72 horas de internação.

Este programa, exclusivo do HSS, tem como objetivos principais: 

Reduzir a desnutrição hospitalar, detectando precocemente pacientes desnutridos ou em risco nutricional;

Diminuir o tempo de internação;

Diminuir o número de complicações;

Diminuir os custos hospitalares;

Diminuir a mortalidade;


Programa da Saúde e Qualidade de Vida de Idosos do HSS

Este programa tem como plano principal implementar ações nutricionais para a promoção da saúde dos idosos, além de ações educativas para orientar e sistematizar medidas de prevenção, manutenção/ou recuperação da saúde, direcionadas aos idosos e a seus cuidadores e/ou familiares, buscando a participação de todos na elaboração das ações e considerando suas principais necessidades.

Aos membros da família e/ou cuidadores caberá o apoio na formação de hábitos alimentares saudáveis e de outras medidas como cuidados domiciliares para evitar quedas e acidentes com os idosos.

 

Objetivos Específicos:

Realizar atendimento individual dos idosos que recebem alta das internações;

Diagnosticar as causas principais de internação dos idosos visto que elas refletem o estado de saúde prévio dos mesmos;

Investigar possível relação entre nível sócio-econômico e o motivo da internação;

Oferecer orientações nutricionais e sobre cuidados essenciais, como realização periódica de exames e prática regular de atividades físicas, com o objetivo de melhorar as condições de saúde e reduzir o número de re-internações de idosos egressos do HSS;

Elaborar folders, cartazes e outros materiais educativos direcionados aos idosos, visando facilitar o entendimento e aumentar o interesse dos mesmos;

Conhecer as maiores dificuldades que os familiares e/ou cuidadores encontram para lidar com os idosos no dia-a-dia e orientá-los acerca da melhor maneira de agir perante as mesmas, envolvendo uma equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, médico, dentista, entre outros);

Avaliar o estado nutricional dos idosos atendidos pelo Programa de Atenção à Saúde da População Idosa no Hospital São Sebastião;

Conhecer a percepção que os idosos têm em relação a sua própria saúde;

Desenvolver ações de reeducação alimentar e hábitos de vida saudáveis direcionados aos idosos, seus familiares e/ou cuidadores;

Detectar a prevalência das alterações fisiológicas mais freqüêntes que acometem os idosos;

Detectar as maiores dificuldades encontradas pelos idosos para mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida;

Orientar idosos, familiares e/ou cuidadores acerca dos cuidados práticos para que se evitem quedas e acidentes domiciliares;

 

Rotina de Diagnóstico Nutricional na Pediatria

O projeto representa uma parceria entre o Hospital São Sebastião e o Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa. Visa a implementação de rotinas sistematizadas de atendimento nutricional, atuando na investigação da evolução do estado nutricional de pacientes hospitalizados na pediatria, visando melhor planejamento de ações destinadas a minimizar a desnutrição, reduzindo o tempo de recuperação e hospitalização além da redução do risco de recidivas à internação.

É realizada avaliação antropométrica (peso estatura), avaliação dietética e análise de exames bioquímicos através dos quais são tomadas as medidas e realizadas as intervenções necessárias.

Uma das principais medidas realizadas é o encaminhamento das crianças que apresentam alguma alteração nutricional ao atendimento do Programa de Saúde da Família, onde podem receber atenção e cuidados de forma contínua.

O Projeto conta com a participação de estagiárias e bolsistas do curso de Nutrição da UFV e Nutricionistas além do apoio de médicos, enfermeiros, assistente social e estagiárias do curso de Economia Doméstica da UFV, participantes do Projeto.